O câncer urológico é muito frequente e pode acometer a próstata, os rins, a bexiga, as glândulas suprarrenais ou adrenais, o testículo, o pênis, a uretra e os canais transportadores de urina, chamados de ureteres. O câncer de próstata é o câncer que mais acomete os homes, podendo atingir um em cada 6 homens ao longo da vida. As lesões nos rins, bexiga, glândulas suprarrenais, na uretra e nos ureteres podem acometer tanto homens quanto mulheres, e acontecem normalmente após os 40 anos. Os tumores de próstata e pênis podem acometer os homens após essa idade. Já o tumor de testículo, embora possa acontecer no idoso, tem uma incidência maior entre os 15 e 35 anos.
A grande maioria dos tumores urogenitais pode ser curada, desde que o diagnóstico seja precoce, ou seja, logo no início da doença.
Os sinais de que alguma coisa não vai bem incluem hematúria (urina com sangue), dores lombares, massa anormal palpável no abdome ou testículo, dificuldade de fazer xixi, necessidade de fazer muita força para urinar, entre outros. Porém, alguns tumores não dão sinais até estarem grandes, o que reforça importância dos exames de rastreamento e detecção precoce, normalmente realizados a partir dos 40 anos.